terça-feira, 13 de setembro de 2016

Coral S. Boaventura - 20 anos de Canto Sacro

Faremos aqui um breve relato das comemorações dos 20 anos do Coral S. Boaventura. As comemorações foram idealizadas com o intuito não de vangloriar-se com uma comemoração de apenas um dia, algumas horas, onde discursos são proferidos, alguém recita uma elegia sobre a música ou sobre o coral, ou, pior ainda, sobre alguém do coral, ao final são distribuídos alguns salgados, refrigerantes, e outras guloseimas, e todos vão para as suas casas. Tudo muito vazio e sem uma finalidade duradoura. Para fugir de tudo isso, foram traçadas metas (segue anexo abaixo) a serem cumpridas no decorrer do ano, para que as comemorações tivessem um sentido prático para um coral paroquial.
Em linhas gerais, as metas traçadas teriam primeiramente uma aplicação interna: incutir no cantor a importância da sua participação naquilo que a Igreja Católica tem como seu maior tesouro: a Santa Liturgia. Para isso, durante os ensaios eram relembrados tópicos de escritores piedosos sobre a Liturgia, a sua seriedade e verdadeira expressão dos Mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em outras ocasiões, leituras espirituais sobre a vida monástica, para dar aos coralistas um sentido mais profundo sobre o canto gregoriano, o canto oficial da Igreja Católica. O estudo da língua latina foi intensificado no tocante à pronúncia, às traduções dos textos sagrados, para dar uma noção exata daquilo que a Igreja quer nos seus livros litúrgicos. No âmbito prático foram explicadas as regras para a composição de programas para as Santas Missas de acordo com o período litúrgico. Um roteiro para os organistas foi montado para que estes tivessem uma base para a execução das peças de acordo também com o período litúrgico. Grande valia teve nessa fase as anotações feitas num curso ministrado pelo R. P. Fernando Rifan, da União Sacerdotal S. João Batista Maria Vianey, onde foram explicadas com grande brilho toda a função do canto na Liturgia.
Na parte litúrgica aconteceram coisas extraordinárias. Assim que encaminhava-se para a conclusão da ampliação da igreja-matriz (Igreja do Terço), o Vigário, P. José Gualandi, demonstrava o seu interesse em solenizar ao máximo tal evento. Para tanto, as cerimônias da benção da igreja e consagração do altar foram realizadas com toda a pompa. A cerimônia foi toda estudada, contando com a valiosa orientação do P. Claudiomar, para, em seguida, ser ensaiada. Nesse mesmo período outra comunidade amiga (Capela N.S. da Conceição), de Niterói, também concluía seu templo, e, mais uma vez o coral lá esteve.
Dentro das metas programadas estava a consolidação da Liturgia das Vésperas do Domingo, realizadas mensalmente. Foram confeccionados livretos e com eles o povo teve uma participação mais direta, inclusive com o coral cantando nos bancos da nave da igreja (normalmente o coral canta na tribuna situada no fundo da igreja). A missa cantada mensalmente com o povo ainda não foi realizada.
As comemorações coincidiram com o sábado antes do 1. Domingo do Advento, que, como se sabe, marca o início do ano Litúrgico. Por que isso? Exatamente para logo no dia seguinte já ser utilizado o Hinário Paroquial. Esse hinário é composto dos hinos mais comumente cantados na igreja, com a diferença que neste encontram-se as partituras das melodias, o que impedirá que ocorram erros futuros na execução. O povo ainda está se acostumando, mas logo, logo acostumará.
Internamente o coral comemorou com a assistência e comunhão geral na Santa Missa das 7h, em seguida com um café festivo. O R. P. Claudiomar brindou os coralistas com uma palestra sobre a espiritualidade do cantor da igreja (em breve, aqui no site); benção do Arquivo Musical e recitação do rosário de Nossa Senhora. Na parte da tarde, após a Missa das 18h, foi apresentado ao povo o Hinário Paroquial seguida de palestra do R. P. José Gualandi e coquetel.
Extraído do antigo site do Coral São Boaventura (de Campos-RJ).

ANEXO

Metas, ações e comemorações pelos 20 anos do Coral S. Boaventura a se realizar no decorrer no ano de 2001.

1. Implementar efetivamente a participação dos fiéis no canto sacro e litúrgico, primeiramente na igreja paroquial, em seguida nas capelas e centros vinculados à Paróquia;


2. Organização do acervo do coral; informatização; divulgação na internet;

3. Gravação de cds com cânticos populares.

Ações referentes às metas acima

1.1. Orientar os membros do coral nos princípios que regem a música sacra, a saber, período litúrgico, partes da Missa, escolha de hinos;
1.2. Orientar os organistas quanto à sua função;
1.3. Executar ao máximo os hinos em latim, litúrgicos ou não, nas missas dominicais
1.4. Executar as músicas dentro do espírito pretendido pela Igreja, implementando a instrução dos fiéis nesse mesmo espírito;
2.1. Catalogar o acervo para facilitar a pesquisa interna e externa, no local ou via internet
3.1. Continuar a produção e gravação de CD’s de cânticos sacros e catequéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário